segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As escolhas revelam o nosso caráter...

Bom , mais um pouco de ''Os dez mandamentos da ética''.

''É hora de avançarmos sobre outro aspecto importante da ética, que é o estudo das escolhas: sua natureza , sua importância , suas relações com a excelência e as atividades éticas de modo geral.Enquanto a excelência revela as ações em termos de qualidade , as escolhas revelam o caráter de cada pessoa, pois tornam visíveis os julgamentos interiores de cada um , sua opinião sobre o mundo e sobre a forma de comportamento que considera adequada. As escolhas revelam ,enfim, conceitos e preconceitos.

'' A excelência se relaciona com as emoçoes e ações , e somente as emoções e ações voluntárias são louvadas e censuradas , enquanto as involuntárias são perdoadas , e às vezes inspiram piedade; logo , a distinção entre o voluntário e o imvoluntário parece necessária aos estudiosos da natureza da excelência moral , e será útil também aos legisladores com vistas à atribuição de honrarias e à aplicação de punições '' [ Aristóteles , Ética a Nicômoco , Livro 3 ] .

Outra razão para estudarmos as escolhas é que elas nascem de outro elemento fundamental do ser humano: a vontade.

A vontade é entendida também em termos dos impulsos interiores , que poderiam chamar ''instintivos'', mas especialmente em termos de nossas capacidades racionais - como a premeditação , dentre outras, que diz respeito à nossa capacidade de visualizar mentalmenteum objetivo desejado e planejar as ações que temos de executar a fim de conquistá-lo. ''