terça-feira, 20 de outubro de 2009

As três conquistas da felicidade...



Bom, mais um pouco de ''Os dez mandamentos da ética''.

''O amor é o princípio de tudo''

'' É hora de falar um pouco mais sobre felicidade, já que esta representa o resultado mais verdadeiro e mais elevado de todas as atividades humanas, e por isso ela é também o objetivo da ética.

De que precisamos para ser felizes? Segundo aristóteles , da conquista de três realizações, que vamos mencionar aqui sem uma ordem específica.

Em primeiro lugar, é preciso possuir os bens materiais suficientes para nossa subsistência , suficientes para uma vida sem carências. Aristóteles menciona possuir e usufruir - isto significa que os bens são feitos para nos servir , e não para serem quardados como avareza. ''De que o homem precisa ??'' , Aristóteles formularia; E a resposta está em sua própria obra, e em nosso próprio conhecimento intuitivo : precisamos de alimento e água , de ter onde morar , de roupas para proteger o corpo , de artigos para nossa higiene. Em resumo , precisamos daquilo que garanta que continuemos vivos e que evite que soframos materialmente.

Há mais do que apenas ter a sobrevivência assegurada. Para ser feliz é preciso ter prazer ,mas nao o prazer em si , porqque nem uma vida cheia de prazeres garante felicidade. Precisamos de coisas agradáveis , como obter sucesso em atividades que apreciamos , vivenciar a satisfação proviniente das experiências boas da vida , para que nossos corações e nossas mentes se encham de sensação recompensadora de ter conquistado um objetivo desejado ou de ter saciado nossas necessidades. Os prazeres são muito variados. Pode ser o sentimento de beber um copo d'água num dia quente e seco , ouvir o sim para a proposta que fizemos à pessoa que amamos , dividir o pão à mesa cm a família.

Das três condições para ser feliz , a terceira é a que tem mais a ver com a ética.Trata-se de praticar o que Aristóteles denomina de Excelência , que se divide em intelectual e moral.

- A excelência intelectual se refere ao espírito elevado e à realizaçao das potencialidades mais nobres da razão , como por exemplo a ciência , a sabedoria filosófica e a inteligência. Cultivar o espírito , ou seja, desenvolver as potencialidades de cada um segundo o possível , é agir conforme a excelência intelectual e faz parte de uma vida feliz.

- Já a excelência moral diz respeito a todas as virtudes que enobrecem a existência humana , como a coragem , a liberdade , a honestidade , a amabilidade. Ela se relaciona sobretudo com o coração , com os bons sentimentos , com o controle dos impulsos instintivos , com o desenvolvimento das disposições à solidariedade que estão presentes em todos e que permitem que as pessoas se relacionem umas com as outras de maneira igualitária.

Outra forma de diferenciar a excelência intelectual da moral é que a primeira é adiquirida sobretudo atrávez da instrução , e a segunda , por meio do hábito. ''